cafe.jpg

A torre Eiffel, o museu do Louvre, a catedral de Notre Dame, o Rio Seine … Paris é a cidade luz. Com uma atmosfera única, a simples parada em algum dos seus incontáveis cafés é um evento memorável.

Saindo da rota das atrações mais populares, minhas idas à Cidade Luz eram dedicadas a explorar livrarias. Encantava-me perder-me nas ruelas escondidas do Quartier Latin, bairro que hospeda a famosa Universidade Paris-Sorbonne, e, consequentemente, o abrigo de inúmeras livrarias. A mais icônica delas, a Shakespeare and Company, na 37 rue de la Bûcherie. Embora tenha passado “un buen rato por allí”, nunca comprei um único volume. Decerto não pela ausência de oferta. Não me parecia correto alterar os múltiplos andares com paredes tomadas de livros sem uma ordem aparente, onde imergiam “obras” deixadas por visitantes, camas preparadas para os hóspedes/ajudantes e gatos … vários deles … e o piano, a quem se dispusesse.

Minha livraria preferida na cidade é a Librairie Albert Blanchard, na 9 rue de Médicis, junto ao Jardim de Luxembourg. Especializada em livros técnicos e periódicos científicos, de suas estantes sim que profanei exemplares raros, como uma edição da “Exposition du systeme du monde” de Pierre-Simon de Laplace de 1835.

Com a mala cheia e ainda no Quartier Latin,  costumava contemplar o movimento do Pêndulo de Foucault e reverenciar alguns dos Grandes: Voltaire, Rousseau e Marie Curie no Panteão.

Je ne suis pas d’accord avec ce que vous dites, mais je me battrai jusqu’à la mort pour que vous ayez le droit de le dire.

Anúncios

Um comentário sobre “Paris é uma festa (para o bibliófilo)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s